segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Endovélico, Semana 27: Enganos


Meses atrás, vimos algumas concepções errôneas sobre a natureza de Endovélico; hoje, vamos olhar de perto o mesmo tema, mas centrado em meus erros e enganos sobre ele.
Acho que o maior dos enganos foi o de, no início, considerar apenas o lado solar de Endovélico, o seu aspecto luminoso, apolíneo, "romanizado" pelo sincretismo com Esculápio -- mesmo nesse tempo vários sonhos e presságios apontavam para uma outra face, escura e oculta, mas eu não soube reconhecer esses sinais naquela ocasião...foi só quando li o artigo de Gilberto de Lascariz, "A Demanda Mágico-Religiosa de Endovélico" (que, infelizmente, já não está disponível online) e lá encontrei a proposta divisão do ano em duas metades, a luminosa, regida por Andevélico, o "Senhor da Flor", e a obscura, regida por Enobólico, o "Muito-Negro", que o choque do reconhecimento se deu; li o texto, uma e várias vezes, e então me fiz a pergunta "e se for deste modo, o que acontece?".
Aconteceu que o Muito-Negro veio a mim de modo inequívoco, com um sentimento subjacente similar a "AGORA estamos nos entendendo..."




Um comentário:

Unknown disse...

Sempre q eu termino a leitura d um artigo eu fico com aquela vontade d ler muito, muito mais sobre o assunto.